Medicina do Trabalho

Quais são os tipos de exames ocupacionais?
 
São eles
 
Os exames ocupacionais são obrigatórios e estão definidos na NR7, que trata do PCMSCO, PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL.
 
A Norma Regulamentadora número 7 (NR7), que tem por objetivo preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores, através da obrigatoriedade de um controle imposto as empresas. Os empregadores que têm mais de 25 funcionários, precisam supervisionar a saúde mental e física deles periodicamente e fazer um relatório anual para o programa, esclarecendo sobre a situação da saúde ocupacional na empresa. Trata-se de um programa com caráter preventivo, pois pode detectar, ainda cedo, doenças causadas pela atividade profissional e ajuda a esclarecer os riscos que cada profissão traz à saúde.
 
O exame admissional deve ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.
 
ANAMNESE FUNÇÃO ANTERIOR FUNÇÃO ATUAL ACIDENTE DE TRABALHO ANTECEDENTES HÁBITOS DE VIDA QUEIXA PRINCIPAL EXAME ADMISSIONAL
 
-     EXAME FÍSICO EXAME COMPLEMENTAR EXAME ADMISSIONAL AUDIOMETRIA
 
-     ANAMNESE RISCOS OCUPACIONAIS EXAME PERIÓDICO USO DE EPI EXAME FÍSICO EXAME COMPLEMENTAR
 
-      A CADA ANO: Trabalhadores expostos a risco ocupacional EXAME PERIÓDICO Portadores de doenças crônicas Menores de 18 anos e maiores de 45 anos A CADA DOIS ANOS: Entre 18 e 45 anos
 
-      PRIMEIRO DIA DE RETORNO AO TRABALHO EXAME DE RETORNO AO TRABALHO TRABALHADOR AUSENTE POR PERÍODO MAIOR OU IGUAL A 30 DIAS EX: LICENÇA MATERNIDADE, ACIDENTE DE TRABALHO, DOENÇA OCUPACIONAL OU NÃO (DEPRESSÃO)
 
-       Toda alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique na exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança. EXAME DE MUDANÇA DE FUNÇÃO
 
-     Será realizado até a data da homologação, desde que o último exame tenha sido realizado: Graus 1 e 2: mais de 135 dias Graus 3 e 4: mais de 90 dias EXAME DEMISSIONAL NR 4
 
-      O que deve conter um ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL?
 
-       Deverá um atestado de saúde ocupacional conter as seguintes informações:
 
·         IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
 
·         IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
 
·         DATA E TIPO DE EXAME OCUPACIONAL
 
·         EXAMES COMPLEMENTARES
 
·         RISCOS OCUPACIONAIS OBSERVADOS
 
·         OBSERVAÇÕES PERTINENTES
 
·         RESULTADO: APTO OU INAPTO
 
·         ASSINATURAS
 
·         CARIMBO MÉDICO COORDENADOR
 
-   ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL
 
·         PRIMEIRA VIA ARQUIVADA NO LOCAL DE TRABALHO
 
·         SEGUNDA VIA COM O TRABALHADOR
 
-   O REGISTRO DO TRABALHADOR DEVE SER MANTIDO NA EMPRESA POR UM PERÍODO DE 20 ANOS.
 
-    As REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS são NORMAS REGULAMENTADORAS: NR 5, NR 7 e NR 9 SITE MINISTÉRIO DO TRABALHO  e o SITE do MINISTÉRIO DA SAÚDE
 
- Exame admissional;
 
- Exame periódico;
 
- Exame por retorno ao trabalho;
 
- Exame por mudança de função;
 
- Exame demissional.
 
Segundo o que dispõe esta Norma, todas as empresas deverão possuir:
 
Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
 
Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início (extintores de incêndio, chuveiros, etc.);Pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos. (Treinamento de Brigada de Incêndio)
 
Além dos itens citados acima, esta norma determina quais são os parâmetros a serem observados em relação às portas, escadas, vias de circulação, posicionamento de extintores de incêndio e realização de exercícios de alerta.
 
O ponto mais importante da norma NR 23corresponde ao treinamento de pessoas para o combate de incêndios no seu início e a existência de extintores de incêndio corretos, justamente os elementos mais solicitados pela fiscalização do trabalho.
 
É obrigação da empresa elaborar memorial descritivo, que deverá estar disponível em local visível, próximo a entrada principal da edificação.
 
Fazer treinamento para o combate a incêndios, evacuação do local e procedimentos de emergência, visando a proteção do patrimônio, bem como a redução dos danos ao ser humano e ao meio ambiente.
Periodicidade do treinamento: o treinamento deverá ser anual ou quando houver alteração de 50% dos membros da brigada.